Olá galerinha, como já está virando rotina, toda sexta-feira, nós damos dicas de viagens para vocês, e hoje nosso destino é LONDRES, esperamos que sonhem junto conosco!
Londres

MUSEUS E DIVERSÃO NA TERRA DA RAINHA
A capital da Inglaterra nunca esteve tão atrativa, com museus históricos, catedrais e vida noturna intensa. É irresistível tirar fotos no palácio de Buckingham (morada da Rainha Elizabeth II), assim como registrar a visita à Catedral de São Paulo, cenário do casamento do príncipe Charles e da princesa Diana. E se ao pensar em Londres, a imagem do Big Ben vem a cabeça, saiba que além dos marcos históricos há também na cidade atrações modernas e divertidas como a roda-gigante London Eye, o Museu de Cera Madame Tussauds, além do borburinho dos pubs, feiras e ruas de comércio.
A CASA DA REALEZA

As modernas ruas de Londres abrigam uma história de cerca de dois mil anos. A cidade nasceu como um pequeno povoado fundado por Romanos que chegaram à região em 43 a.C . Com o passar dos séculos tornou-se importante por ser a principal casa da realeza britânica. Seu crescimento aconteceu mesmo ao longo do século 18, durante a Revolução Industrial, quando milhares de camponeses britânicos migraram para a capital com a intenção de prosperar trabalhando nas fábricas recém-inauguradas.
Desde então, Londres não para de crescer e continua recebendo gente do mundo todo. Hoje a cidade é formada por mais de 7 milhões de habitantes, boa parte deles imigrantes indianos, latinos, árabes e asiáticos. Eles ajudam a consolidar a imagem de Londres como uma cidade multicultural e a mais importante das capitais do Reino Unido, formado por mais três países Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.
CAPITAL DO MUNDO

Londres representa o casamento perfeito entre a nova e a antiga Europa. A tradição da monarquia, o ritual da troca da guarda, os castelos espalhados pela cidade convivem em harmonia com os edifícios modernos de fachada futurista, os pub´s, o rock´n roll e muitos outros movimentos de vanguarda que surgem de tempos em tempos. A presença de imigrantes de todas as partes do mundo transformou a vida cultural da cidade e influenciou a gastronomia, a música e as artes em geral. Não é a toa que a cidade ficou conhecida como a capital do mundo.
DIVERSÃO URBANA


Quem visita Londres não pode reclamar de monotonia, a cidade tem inúmeras opções de lazer e diversão 24 horas por dia. Um dos pontos turísticos mais visitados é a London Eye, uma gigantesca roda gigante de onde se pode avistar a paisagem à 135 metros de altura. A London Eye foi inaugurada em 2000 e tornou-se o símbolo da moderna Londres do século 21.
Para quem gosta de andar a pé, uma boa opção é conhecer alguns bairros londrinos. Entre eles o Soho, repletos de pubs, bares e restaurantes e o Camden Town, ponto de encontro de artistas e músicos alternativos. Outro lugar interessante é Notting Hill - bairro famoso que inspirou o filme "Um Lugar Chamado Nothing Hill". O brasileiro Nelson Fernando da Silva, que vive em Londres há sete anos, indica a Feira Portobello (Portobello Market, em inglês) como uma das atrações imperdíveis do bairro. "Lá é possível apreciar as antiguidades, que vão desde soldados em miniaturas até telescópios antigos e muitas coisas mais. E não fique surpreso se você se deparar com gente famosa nessa feira, afinal, até a Madonna ia sempre à Portobello Road quando morava em Londres", destaca.
SABORES DO MUNDO TODO

Antigamente a cozinha inglesa era tida como o "patinho feio" da Europa, principalmente quando comparada à francesa e italiana. Hoje em dia essa imagem mudou, a gastronomia contemporânea inglesa está mais leve e saborosa, deixando o tradicional Rosbife um pouco de lado e incluindo salmão, mariscos e frutos do mar. O tradicional Chá das Cinco ainda vale a pena conferir, é acompanhado de doces, bolos, pães e pequenos sanduíches.
A influência dos imigrantes também mudou bastante a cara dos restaurantes londrinos, são tantos sabores e opções que você pode provar a cada dia um prato típico de um canto do mundo. Em várias partes da cidade é possível encontrar boas opções de cozinha italiana, indiana, tailandesa, árabe, chinesa, japonesa, entre outras.
Os chamados "Fast Food's" estão em toda parte: pizza, lanchonetes e yakisoba são os mais comuns. Nas ruas, o grande sucesso fica por conta das barracas que vendem Kebab (sanduíche de carne ou frango com temperos salada e pão) e o tradicional "Fish and Chips" (peixe com batata frita para comer em pé mesmo). Outra opção para quem quer gastar pouco é comprar os sanduíches vendidos nos supermercados, vem prontos para comer e são mais saudáveis que as refeições vendidas na rua.
DIVIRTA-SE PELA FAMOSAS RUAS DE COMÉRCIO

Como toda grande capital, Londres tem um comércio muito variado onde é possível encontrar de tudo, roupas de grife, eletrônicos, calçados, livros, produtos de informática, joias. O comércio se concentra em algumas ruas tradicionais, como a Oxford e a Carnabay Street, mas são as grandes lojas de departamentos, como a Harrods que costumam encantar os clientes, oferecendo uma variedade enorme de marcas, algumas muito raras no Brasil.
Mesmo gastando em libra, muitos produtos costumam custar mais barato do que no Brasil. Relógios, eletrônicos e acessórios de informática são um bom exemplo disso. Quem gosta de comprar alimentos e artesanato em mercados e feiras livres não pode dispensar uma visita a Portobello Market, em Nothing Hill. Uma feira ao ar livre que vende miniaturas, artesanato, objetos de arte e muito mais.
Comprar em Londres também é especial para quem gosta de artes, principalmente música. Diversas lojas oferecem CDs do mundo todo, instrumentos musicais e raridades como discos de vinil de artistas renomados. As livrarias também são um sonho, muitas são especializadas em apenas um tipo de livro, como quadrinhos ou guias de viagem, por exemplo.
ONDE COMPRAR
OXFORD STREET: Uma das ruas mais conhecidas de Londres com mais de 300 lojas, entre boutiques e grandes lojas de departamento. Num simples passeio você vai encontrar marcas e preços de todos os tipos, por isso é preciso pesquisar. Uma boa dica é a Sport World (altura do número 26), sempre com boas promoções de artigos esportivos. Não deixe de visitar também a Selfridges e Co (altura do número 400), uma enorme loja de departamentos que tem de tudo de roupas a objetos de decoração.
VERMELHINHOS

Os famosos ônibus vermelhos de dois andares já são uma das marcas da cidade. São quase oito mil veículos que circulam por todas as regiões. Nos últimos anos a prefeitura vem trocando os modelos mais antigos por veículos modernos com piso baixo e totalmente acessível aos portadores de necessidades especiais. Para os turistas, os ônibus são uma boa oportunidade de conhecer a cidade gastando pouco.
MANIA DE "SORRY": "I'm sorry" ("sinto muito") é a expressão mais ouvida em Londres. Os ingleses pedem desculpas o tempo todo para soar "educado" ou até mesmo para lidar com situações comuns do dia-a-dia, como por exemplo, pedir passagem em um corredor lotado. Há quem diga que a mania de "Sorry" é tanta que os ingleses se desculpam até quando estão certos!
CENA DE CINEMA
Se você gosta do filme “Um lugar chamado Notting Hill” pode visitar em Londres a livraria que serviu de cenário para o romance entre os personagens vividos por Hugh Grant e Julia Roberts. O bairro de Notting Hill e a feira de Portobello, que aparecem no filme, também farão você recordar diversas cenas.
Eaí, está afim de ir pra lá? haha ><
Nenhum comentário:
Postar um comentário